segunda-feira, 16 de junho de 2008

Diferenças de extinção e via de extinção

Muitas pessoas não compreendem a diferença destas duas palavras , extinção e via de extinção.

Como o nosso blog fala dos dois casos temos de identificá-los com os seus significados.

Extinção: Quando uma espécie se encontra extinta (em extinção) quer dizer que o animal já não existe mesmo, já não há sinais desse animal no mundo, desapareceu completamente.

Via de extinção: Quando uma espécie se encontra em via de extinção, quer dizer que a expécie está em perigo de se extinguir, já há poucos animais dessa expécie, ou só há fémeas ou só há machos, não se podendo reproduzir.



NOTA: Esta mensagem não foi copiada da Internet!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O Quagga

O Quagga (Equus quagga quagga) uma das subespécies da Zebra da planície que habitava na Africa do Sul (mais precisamente na região de Orange e do Cabo) foi extinta no final do século XIX em razão da caça predatória realizada pelos colonos Boer para obter sua carne e pele desses animais e também em razão da política de extermínio de espécies selvagens para o uso da terra em pastagens.
O último exemplar da espécie em liberdade foi visto em 1872. Após essa data apenas alguns Quaggas podiam ser vistos em zoológicos. No entanto, em 12 de agosto de 1883 o último quagga, uma fêmea, mantida em cativeiro desde 1867 - em Amsterdão - morreu. Com ele se foi toda a espécie.
Essa subespécie da zebra pesava cerca de 350 kg e media 1,30 metros de altura no garrote. Sua pelagem peculiar era de cor castanha com poucas listras amareladas no pescoço e parte anterior do tronco e com patas brancas.
O Quagga é o único animal extinto que se tem uma amostra completa de DNA o que permitiu que os cientistas descobrissem que se trata de uma subespécie da Zebra da planície e não de uma espécie diferente, como se acreditava até então. Em razão dessa descoberta no final dos anos 80 foi criado o projeto "Cuaga" que visa revitalizar a espécie através do acasalamento entre exemplares de Zebras com poucas listras. O projecto tem aproximadamente 50 animais e vem obtendo sucesso na reprodução de animais bastante semelhantes ao extinto quagga, sendo o maior sucesso o nascimento de Henry em 2005.