segunda-feira, 10 de março de 2008

Dodô

O dodô era uma ave não-voadora com cerca de um metro de altura que vivia na ilha Maurícia, uma das ilhas Mascarenhas na costa leste da África. Comia frutas e nidificava no chão, mas acabou por ser extinta graças à acção do ser humano durante o processo de colonização da ilha.

Extinção

O dodô não tinha medo das pessoas, o que, combinado com o fato de não voar, fez dele uma presa fácil para os humanos. Os primeiros colonos da ilha foram os portugueses, que chegaram em 1505. O nome dodô provavelmente tem origem no aspecto desajeitado destas aves; por isso, os portugueses os baptizaram de "doudos", ou seja "doidos". O dodô era uma excelente fonte de alimentação, pesando cerca de 16 quilos. Os dodôs adultos foram caçados, mas esta não foi a única ameaça que passaram a enfrentar. Quando os humanos chegaram, trouxeram consigo outros animais, como porcos, ratos e macacos, que destruíam os ninhos dos dodôs. O último dodô foi morto em 1681, e não foi preservado nenhum espécime completo, apenas uma cabeça e um pé (o que restou dum espécime num museu na Inglaterra após um incêndio).


Dodô (Raphus cucullatus).

Dodô



Recentemente, os cientistas descobriram que uma espécie de árvore da ilha Maurícia estava desaparecendo. Só existiam 13 exemplares em toda a ilha, e tinham mais de 300 anos. Nasceram na época em que os últimos dodós estavam sendo mortos. Descobriu-se que os dodós comiam as sementes da árvore, e só quando as sementes passavam pelo aparelho digestivo dos dodós é que ficavam ativas, podendo crescer. Ao fim de algum tempo descobriu-se que era possível conseguir o mesmo efeito se as sementes fossem comidas por perus. A árvore foi salva e agora é conhecida por árvore-dodô .


Um novo estudo genético descobriu que o dodó descende de uma espécie de pombos migradores. Os pombos instalaram-se na ilha e teriam evoluído para uma ave muito maior e sem capacidade de voar.

1 comentário:

Chocolate & Baunilha disse...

Bom trabalho!
O blog esta a ficar muito engraçado,tenho a certeza que vou ficar a saber mais sobre o "Dodô"...
Continuem a trabalhar...
Parabéns!